sexta-feira, 2 de junho de 2017

Formatação ABNT





A formatação exigida pelas Normas ABNT são:
  • Papel: A4 – cor branca
  • Fonte: Times New Roman ou Arial- tamanho 12.
  • Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm
  • Parágrafos / Espaçamento: 1,5 entre linhas;
As referências devem ser separadas umas das outras com espaçamento duplo.
  • Alinhamento do texto
O texto do trabalho deve estar justificado para que fique alinhado às margens esquerda e direita. Esta formatação revela uma aparência mais organizada e o escrito fica melhor distribuído.
As Normas da ABNT possibilitam a realização de um trabalho organizado e bem desenvolvido. Além da aparência padrão, é documento de entendimento universal. E agora que você já tem aqui disponível uma orientação fácil de seguir, é só começar.







NOME DA INSTITUIÇÃO QUE O ALUNO ESTUDA
Fonte Arial – Tamanho 14 – Negrito - Letra Maiúscula

NOME DO(S) ALUNO(S)
Fonte Arial – Tamanho 12 – Sem negrito – Letra Maiúscula













TÍTULO DO TRABALHO
Fonte Arial – Tamanho 14 – Negrito - Letra maiúscula

Subtítulo do Trabalho
Fonte Arial – tamanho 14 – Sem Negrito - letra minúscula



















Alfenas - MG
2017
Fonte Arial – Tamanho 12 – Negrito – Letra Minúscula




No topo da página deverá ser digitada a palavra SUMÁRIO, centralizada e em negrito, atendo-se para a mesma fonte (Times New Roman ou Arial) e tamanho (12) entrelinhas de 1,5 e alinhamento justificado, utilizada no corpo do texto.

Formatação Normas ABNT



TEXTO - O texto deve ser dividido em 3 partes, a saber:
Introdução  Trata-se de um texto introdutório, onde são citados os assuntos, a justificativa e o objetivo.
Desenvolvimento – É a parte do trabalho onde a ideia é exposta e desenvolvida. Aqui você deve tratar do assunto, detalhando. É a principal parte do projeto.
Conclusão Esta parte é a finalização de todo o estudo. Aqui o tema tratado é concluído e os resultados são apresentados.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIVRO

SOBRENOME do autor, Nome. Título: subtítulo (se houver, sem negrito). Número de edição se houver. Cidade: Editora, ano.

Exemplo:

CURTO, Luís Maruny. Como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.


ONLINE

Se constar o autor na página este deve ser indicado, caso contrário, colocar o nome do site:

SOBRENOME, Autor. Título. Disponível em: endereço online completo. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

MOTA, Fernando. Portfólios Avaliativos: segundo momento. Disponível em: www.ensinofernandomota.hpg.com.br. Acesso em: 22 out. 2002.


Blocos Econômicos

Blocos Econômicos
Entre os objetivos dos blocos econômicos está a redução ou eliminação das tarifas ou impostos de importação e exportação entre os países-membros.
 A formação de blocos econômicos tem por objetivo criar condições para dinamizar e intensificar a economia num mundo globalizado. Em todas as modalidades de blocos econômicos, o intuito é a redução e/ou eliminação das tarifas ou impostos de importação e exportação entre os países membros.
Na tentativa de expansão do mercado consumidor, as nações visam integrar a blocos econômicos que flexibilizem as relações comerciais em escala internacional. Os acordos têm o propósito de estabelecer tratados para uniformizar as ações fiscais em termos de diminuição ou isenção de impostos sobre as mercadorias e os serviços comercializados entre os países membros.
Os blocos econômicos não ficam restritos apenas à redução ou abolição de tarifas alfandegárias, podendo proporcionar a livre circulação de pessoas entre os países membros de um determinado bloco.
Conforme suas características, os blocos econômicos podem ser classificados da seguinte forma:

Zona de livre comércio – acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).

União aduaneira – além de reduzir ou eliminar as tarifas comercias entre os países integrantes do bloco, regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco através da TEC (Tarifa Externa Comum). Exemplo: Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

Mercado comum – proporciona ainda a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. Exemplo: União Europeia (UE).

União econômica e monetária – evolução do mercado comum. Os países adotam a mesma política de desenvolvimento e uma moeda única. É o atual estágio da União Europeia.

Veremos abaixo uma relação dos principais blocos econômicos da atualidade e suas características.
UNIÃO EUROPEIA
A União Europeia (UE) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Este bloco possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Europeia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Europeia.
A União Europeia também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum. A UE possui os seguintes órgãos: Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.

NAFTA
Fazem parte do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) os seguintes países: Estados Unidos, México e Canadá. Começou a funcionar no início de 1994 e oferece aos países membros vantagens no acesso aos mercados dos países. Estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras. Não é uma zona livre de comércio, porém reduziu tarifas de aproximadamente 20 mil produtos.

MERCOSUL
O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos seguintes países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.

PACTO ANDINO - COMUNIDADE ANDINA DE NAÇÕES
Outro bloco econômico da América do Sul é formado por: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Foi criado no ano de 1969 para integrar economicamente os países membros. As relações comerciais entre os países membros chegam a valores importantes, embora os Estados Unidos sejam o principal parceiro econômico do bloco.

APEC 
A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) foi criada em 1993 na Conferência de Seattle (Estados Unidos da América). Integram este bloco econômico os seguintes países: Estados Unidos da América, Japão, China, Formosa (também conhecida como Taiwan), Coreia do Sul, Hong Kong (região administrativa especial da China), Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Canadá, México, Rússia, Peru, Vietnã e Chile. Somadas as produções industriais de todos os países, chega-se a metade de toda produção mundial. Quando estiver em pleno funcionamento (previsão para 2020), será o maior bloco econômico do mundo.

ASEAN 
A ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) foi criada em 8 de agosto de 1967. É composta por dez países do sudeste asiático (Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos, Camboja).

SADC
A SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) foi criada em 17 de outubro de 1992, sendo formada por 15 países da região sul do continente africano.

MCCA
Criado em 1960, o MCCA (Mercado Comum Centro-Americano) é o bloco econômico da região da América Central, cujo principal objetivo é a integração econômica entre os países-membros (Nicarágua, Guatemala, El Salvador, Honduras e Costa Rica).

Aliança do Pacífico 
Criado em junho de 2012, este bloco econômico latino-americano é composto por México, Colômbia, Peru e Chile.

BENELUX 
Considerado o embrião da União Europeia, este bloco econômico envolve a Bélgica, Holanda e Luxemburgo. O BENELUX foi criado em 1958 e entrou em operação em 1 de novembro de 1960.

UEAA - União Euroasiática
Bloco de integração política e econômica composto por Rússia, Belarus e Cazaquistão. Tem como fundamento principal a união aduaneira entre estes três países, estabelecendo a livre circulação de serviços, produtos e pessoas. O mais novo bloco econômico entrou em vigor a partir de 1 de janeiro de 2015.

ECOWAS - Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental
Criada em 1975, reúne quinze estados da África Ocidental. A integração econômica entre os países membro é o principal objetivo deste bloco.


http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/blocos-economicos.htmPublicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco em Acordos Internacionais

http://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/