sexta-feira, 16 de junho de 2023

Sugestão de respostas – pág. 89

 Capítulo 5 – Sugestão de respostas – pág. 89

1 – As três principais unidades do relevo europeu são: Maciços antigos, Planícies centrais e Cordilheiras recentes. Como exemplo dos Maciços antigos, temos os Montes Urais e os Alpes Escandinavos. Já para as Planícies centrais, temos a Planície Germano-Polonesa e a Planície Sarmática, e, por fim, como exemplos das Cordilheiras recentes, temos os Pireneus, os Cárpatos, os Alpes, os Apeninos, os Alpes Dináricos, os Bálcãs e a cadeia do Cáucaso.

2 – O continente europeu está situado no Hemisfério Norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo norte, localizado na Zona Polar. Seus limites são a norte o Oceano Glacial Norte, a sul o mar Mediterrâneo, a oeste o Oceano Pacífico e a leste os Montes Urais, o Cáucaso, o mar Cáspio e o mar Negro.

3 – Os rios e mares europeus são de extrema importância para os países, pois têm variadas utilizações, a saber: a navegação para ao transporte de pessoas e mercadorias, o uso da água para irrigação, a integração entre cidades e portos do continente e a produção de energia hidrelétrica em alguns casos. Como exemplos, temos variados cursos d’água que são relevantes: o Tâmisa, para a Inglaterra; o rio Sena, para a França; o rio Pó para a Itália; o Ruhr para a Alemanha, assim como o rio Reno que marca a fronteira da Alemanha com a Suíça e com a França, atravessando grande parte do continente europeu de sul a norte, ou ainda o rio Danúbio, que atravessa diversos países do continente em direção leste.

4 – A diferença mais notável entre os dois climogramas é a amplitude térmica mais elevada em Moscou (Rússia) e Edimburgo (Escócia). Isso ocorre pelo fator da maritimidade/continentalidade. Edimburgo está mais próxima do oceano, o que deixa seu clima mais úmido e com menores diferenças entre o verão e o inverno, pois a umidade do ar irá preservar o calor por mais tempo, enquanto que Moscou, que está na parte interior do continente, possui menos umidade e perde calor mais rapidamente, fazendo com que suas temperaturas baixem drasticamente no inverno. Além disso, há a influência, no caso de Edimburgo, da corrente marítima do Golfo, que é quente e também proporciona maior umidade à região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário