sábado, 11 de agosto de 2018

Técnicas básicas de memorização


Aprenda técnicas de memorização de textos para melhorar os estudos
 Se você é uma das pessoas que têm dificuldade de memorização sabe que isso pode atrapalhar nos estudos, não é mesmo? Em tempos de vestibulares e Enem saiba que existem técnicas que podem ser praticadas para lembrar, por exemplo, de textos melhor e de forma mais rápida, assim dá para otimizar o aprendizado e estudar com mais qualidade. Confira alguns métodos para fortalecer a memória:

1. Não leia apenas uma vez
A memória precisa de repetição para aprender melhor, por isso, ler o material de estudo mais de uma vez ajuda no aprendizado. Mas, ler o mesmo texto várias vezes, ainda mais se for longo pode não agradar a muitos, então descubra a melhor maneira de ler novamente. Em seguida, leia em voz alta, depois tente lembrar do que foi lido sem consultar e releia quantas vezes precisar até que possa lembrar sozinho.
2. Ensinar a outra pessoa
Uma excelente forma de dominar o assunto é ensiná-lo a outra pessoa. Explicar o que foi aprendido para um amigo ajudará a sua mente a lembrar do conteúdo com maior facilidade.
3. Fazer resumos
Depois de entender o que foi estudado faça resumo ou fichamento dos textos. Dê preferência para escrita à mão, o que já irá facilitar na aprendizagem. Esses textos poderão ser consultados posteriormente para lembrar de alguma informação.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Organização das Nações Unidas (ONU)


Organização das Nações Unidas (ONU)
Criada ao término da II Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas tem como objetivo principal garantir a paz no mundo através do bom relacionamento entre os países. E, embora não tenha atingido seus objetivos em alguns casos, apresenta fundamental importância na tentativa de amenizar as desigualdades sociais no mundo.
O horror causado pelas duas grandes guerras foi o principal motivo da fundação da ONU em 24 de outubro de 1945. O Presidente Norte-Americano Franklin Roosevelt foi quem criou o nome apresentado pela primeira vez em 1942 na Declaração das Nações Unidas pela qual 26 países se comprometiam a lutar contra o Eixo (aliança entre Itália, Alemanha e Japão na II Guerra Mundial).


Sede da ONU, em Nova York (EUA)





Criada na Conferência de San Francisco (Conferência das Nações Unidas sobre a Organização Internacional), a ONU contava a princípio com 51 estados membros. Atualmente (2007) ela conta com 192 Estados soberanos e com diversos organismos autônomos, sendo constituída por seis órgãos principais e vinculados a ONU apenas por acordos especiais, além de programas que atuam nas mais diversas áreas, da saúde à aviação. Os seis órgãos principais são:
Assembléia Geral – órgão deliberativo máximo que tem como atribuições principais discutir, iniciar estudos e deliberar sobre qualquer questão que afete a paz e segurança em qualquer âmbito, exceto quando a mesma estiver sendo debatida pelo Conselho de Segurança; receber e apreciar os relatórios do Conselho de Segurança e demais órgãos da ONU e eleger membros do Conselho de Segurança, do Conselho Econômico e Social e do Conselho de Tutela.

Conselho de Segurança – embora outros conselhos possam deliberar sobre questões de segurança, este é o único que toma as decisões que os países membros são obrigados a cumprir. Ele foi criado para manter a paz e a segurança internacionais, além de examinar qualquer situação que possa provocar atritos entre países e recomendar soluções ou condições para a solução.

Conselho Econômico e Social (ECOSOC) – coordena o trabalho econômico e social da ONU e das demais instituições integrantes, além de formular recomendações relacionadas a diversos setores como direitos humanos, economia, industrialização, recursos naturais e etc.

Conselho de Tutela – esse conselho foi criado com o propósito de auxiliar os territórios sob tutela da ONU a constituir governos próprios e, após anos de atuação, foi extinto em 1994 quando Palau (no Pacífico), o último território sob tutela da ONU, tornou-se um Estado soberano.

Corte Internacional de Justiça (Tribunal de Haia) – órgão jurídico máximo da ONU que através de convenções ou costumes internacionais, princípios gerais de direito reconhecidos pelas nações civilizadas, jurisprudência e pareceres ou mesmo através de acordos; tem o poder de decisão sobre qualquer litígio internacional, seja ele parte integrante de seu estatuto ou solicitado por qualquer país membro ou não membro (apenas países, não indivíduos), desde que, no último caso, obedeça alguns critérios.

Secretariado – presta serviços a outros órgãos da ONU e administra os programas e políticas que elaboram, além de chamar a atenção do Conselho de Segurança sobre qualquer assunto a ele pertinente.
... e os organismos intergovernamentais, ou programas são:
  • OIT – Organização Internacional do Trabalho
  • FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação
  • UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura
  • OMS – Organização Mundial de Saúde
  • Grupo do Banco Mundial (BIRD, Banco Internacional de Desenvolvimento)
  • IDA – Associação de Desenvolvimento
  • CFI – Corporação Financeira Internacional
  • AGMF – Agência de Garantia Multilateral de Financiamento
  • CIRDF – Agência Internacional para a Resolução de Disputas Financeiras (CIRDF)
  • FMI – Fundo Monetário Internacional
  • ICAO – Organização da Aviação Civil Internacional
  • UPU – União Postal Universal
  • ITU – União Internacional de Telecomunicações
  • OMM – Organização Meteorológica Mundial
  • IMO – Organização Marítima Internacional
  • OMPI – Organização Mundial da Propriedade Intelectual
  • FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola
  • UNIDO – Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial
  • OMT – Organização Mundial do Turismo
  • AIEA – Agência Internacional de Energia Atômica
  • OMC – Organização Mundial do Comércio
  • OPAQ – Organização para a Proibição de Armas Químicas
  • CTBTO – Organização Preparatória para o Tratado de Proibição de Testes Nucleares
  • UNCTAD – Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento
  • PMA – Programa Mundial de Alimentos
Alguns programas são criados especificamente para determinadas regiões, como por exemplo:
  • PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
  • UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância
  • PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
  • ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados
  • UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas
  • UN-Habitat – Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos
  • UNIFEM – Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para Mulher
  • UNAIDS – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids
  • UNODC – Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime
  • UNRWA – Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos
Além de todos estes organismos e programas especializados a ONU conta ainda com a Universidade das Nações Unidas (UNU), o ACNUDH – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e diversas outras instituições de pesquisa e treinamento.

Fontes:
http://www.unicrio.org.br
https://www.infoescola.com/geografia/organizacao-das-nacoes-unidas-onu/

Arquivado em: Geografia

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Como capturar porcos selvagens



Você sabe como capturar porcos selvagens?

Havia um professor de química em um grande colégio com alunos de intercâmbio em sua turma. Um dia, enquanto a turma estava no laboratório, o professor notou um jovem do intercâmbio que continuamente coçava as costas e se esticava como se elas doessem.
O professor perguntou ao jovem qual era o problema. O aluno respondeu que tinha uma bala alojada nas costas pois tinha sido alvejado enquanto lutava contra os comunistas de seu país nativo que estavam tentando derrubar seu governo e instalar um novo regime, um "outro mundo possível".
No meio da sua história ele olhou para o professor e fez uma estranha pergunta: "O senhor sabe como se capturam porcos selvagens?"
O professor achou que se tratava de uma piada e esperava uma resposta engraçada. O jovem disse que não era piada.

"Você captura porcos selvagens encontrando um lugar adequado na floresta e colocando algum milho no chão. Os porcos vêm todos os dias comer o milho de gratuito. Quando eles se acostumam a vir todos os dias, você coloca uma cerca, mas só em um lado do lugar em que eles se acostumaram a vir. Quando eles se acostumam com a cerca, eles voltam a comer o milho e você coloca um outro lado da cerca. Mais uma vez eles se acostumam e voltam a comer. Você continua desse jeito até colocar os quatro lados da cerca em volta deles com uma porta no último lado. Os porcos que já se acostumaram ao milho fácil e às cercas, começam a vir sozinhos pela entrada. Você então fecha a porteira e captura o grupo todo."
"Assim, em um segundo, os porcos perdem sua liberdade. Eles ficam correndo e dando voltas dentro da cerca, mas já foram pegos. Logo, voltam a comer o milho fácil e gratuito. Eles ficaram tão acostumados a ele que esqueceram de como caçar na floresta por si próprios, e por isso aceitam a servidão."
Devemos ficar muito atentos: se bobearmos, não prestarmos atenção, em pouco tempo teremos nosso espaço totalmente fechado e em mais algum tempo estaremos acostumados ao milho que colocam lá no centro. Adaptados à essa dominação seremos os porcos selvagens da vez.

terça-feira, 27 de março de 2018

O que é e como surgiu o Prêmio Nobel?

A história do prêmio tem início com a morte do químico e industrial sueco Alfred Nobel, em 1896
Postado por Débora Silva

Todos os anos, pessoas que se destacaram em importantes áreas são premiadas por uma das mais prestigiadas premiações internacionais do mundo: o Prêmio Nobel. Desde 1901, o Prêmio Nobel é concedido para destaques em Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz.
Cada ganhador é premiado com uma medalha de ouro, um diploma com a citação da condecoração e um montante em dinheiro.

A história do Prêmio Nobel
A história do prêmio tem início com a morte do químico e industrial sueco Alfred Nobel, em 1896. O inventor da dinamite nasceu em Estocolmo, Suécia, no dia 21 de outubro 1833 e faleceu de hemorragia cerebral em San Remo, Itália, em 10 de dezembro de 1896.
Em seu testamento, Nobel indicava o seu desejo da criação de uma premiação que prestigiasse aqueles que, no futuro, servissem ao bem da humanidade.
O químico deixou a herança de 32 milhões de coroas suecas para a criação de uma instituição que seria a responsável pela administração da premiação: a Fundação Nobel, criada em 1900 e que atribuía cinco prêmios em distintas áreas: Química, Física, Fisiologia ou Medicina, Literatura (atribuídos por especialistas suecos) e Paz Mundial (atribuído por uma comissão do parlamento norueguês).
Já o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel foi criado em 1968, financiado pelo Banco Central da Suécia. Assim sendo, o Prêmio de Economia não possui relação com Alfred Nobel, não sendo pago com o dinheiro privado da Fundação Nobel, mas sim com o dinheiro público do banco central sueco.
A primeira cerimônia do Prêmio Nobel nos campos da Literatura, Física, Química e Fisiologia ou Medicina ocorreu no Conservatório Real de Estocolmo, em 1901; o Prêmio Nobel da Paz foi entregue em Oslo.
Anualmente, os prêmios são concedidos em uma cerimônia formal realizada em Estocolmo, no dia 10 de dezembro, data do falecimento de Alfred Nobel. Entre 1901 e 2012, a premiação foi concedida 555 vezes a 856 pessoas e organizações.

Os prêmios Nobel
A Fundação Nobel não está envolvida na seleção dos vencedores do prêmio. Em outubro de cada ano, os nomes dos laureados são anunciados pelos diferentes comitês e instituições que realizam a escolha.
Os prêmios concedidos anualmente são os seguintes: Nobel de Física, decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia; Nobel de Química, decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia; Nobel de Fisiologia ou Medicina, decidido pelo Instituto Karolinska de Medicina; Nobel de Literatura, decidido pela Academia Sueca; e Nobel da Paz, decidido por um comitê designado pelo parlamento norueguês.
O Prêmio do Banco Central da Suécia de Economia em memória de Alfred Nobel, decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia, também é concedido todos os anos.

https://www.estudopratico.com.br/o-que-e-e-como-surgiu-o-premio-nobel/