quinta-feira, 2 de março de 2023

Regiões climáticas da Terra

 Zonas térmicas da Terra


As zonas térmicas ou zonas climáticas da Terra são regiões do planeta, com diferentes incidências de radiação e iluminação solar. Elas são delimitadas pelos paralelos Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.

Através dessas zonas de iluminação e aquecimento é possível entender os climas da Terra e até mesmo como se deu a ocupação humana no planeta. A distribuição desigual de luz solar na superfície terrestre afeta a temperatura das regiões e a formação das paisagens.

As zonas térmicas da Terra são:

Zona Tropical ou Intertropical: entre os trópicos. Trata-se da região mais exposta ao Sol, sendo assim recebe muita iluminação e aquecimento já que os raios solares chegam de forma perpendicular. Consequentemente, a duração do dia e da noite não apresentam grandes diferenças.

Zona Temperada: entre os trópicos e os círculos polares. Os raios solares atingem a região de forma inclinada fazendo com que apresente temperaturas amenas. É possível perceber que as estações do ano bem definidas, os dias são mais longos no verão e mais curtos no inverno.

Zona Polar: entre os círculos polares e os polos. Os dias exibem diferentes durações ao longo do ano por receber raios solares de maneira bastante inclinada. O inverno marca uma estação que em algumas regiões ficam até meses sem receber luz do Sol, diferente do verão no polo oposto quando os dias são prolongados.

Existem ao menos 11 climas no mundo, cuja existência é condicionada pela distribuição desigual de calor e de umidade pelo planeta Terra.

Os principais climas do mundo são clima equatorial, clima tropical, clima tropical de monção, clima semiárido, clima desértico ou árido, clima subtropical, clima mediterrâneo, clima temperado, clima subpolar ou subártico, clima frio de montanha e clima polar.

Os climas mais frios do mundo são aqueles de alta latitude, como os climas subpolar e polar.

Os climas mais quentes do mundo acontecem em áreas de baixa latitude, como o clima desértico (ou árido).

Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade e os principais fatores são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.

Entre os fatores que estabelecem a existência das zonas térmicas podemos destacar a forma do planeta, a inclinação do eixo da Terra e o movimento de translação ao redor do Sol.


As formações vegetais

A luminosidade solar, a temperatura, os ventos, as chuvas e a umidade definem a vida vegetal de uma determinada região. Pode-se dizer que a vegetação é o espelho do clima. 

Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da temperatura e umidade, existem coberturas vegetais distintas.

A seguir os principais tipos de vegetação: 

Tundra: é vegetação predominante no extremo norte do Hemisfério Setentrional e é composta basicamente por capim e junco, musgos e líquens. Apresenta-se nas baixíssimas temperaturas.

Floresta de coníferas: comum das regiões de temperaturas baixas, cujo clima é continental frio ou polar. A maioria das árvores tem folhas em forma de agulha, sendo uma forma de não acumular neve, como, por exemplo, o pinheiro.

Floresta temperada: vegetação típica de regiões de clima temperado, apresentando as quatro estações do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. As principais espécies vegetais são carvalhos, faias e bordos.

Floresta tropical: compreende as regiões próximas à linha do Equador. A temperatura média, a umidade e a quantidade de chuvas são bastante elevadas. A fauna e a flora são diversificadas, como o que ocorre na floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo.

Savana: também conhecida como cerrado, esse tipo de vegetação é comum na porção central da América do Sul, norte da América Central, além de áreas da Austrália e do continente africano. As árvores são de pequeno porte e têm o caule torto.

Deserto: é a vegetação típica de regiões semiáridas, áridas e hiperáridas. A quantidade de chuva é baixíssima, fato que impossibilita o desenvolvimento de vida animal e de vegetação na maior parte dos desertos.

Estepe: o clima predominante é o temperado continental, comum na região central da América do Norte, centro-sul da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul da África. A cobertura vegetal é composta por gramíneas e arbustos de pequeno porte.

Vegetação de montanha: como o próprio nome diz, essa vegetação é comum em pontos elevados, tais como os Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas. A vegetação é pouco diversificada, visto que o clima não é propício para o seu desenvolvimento.

Vegetação mediterrânea: a vegetação é composta por árvores de pequeno porte, como, por exemplo, oliveiras e sobreiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário