A importância da Geografia Você gosta de Geografia?
Vamos nos conscientizar de sua importância? Por quê? Porque você vive com ela desde o dia que você nasceu. Ela o acompanha até hoje, talvez sem você perceber e sem dar este nome. Veja: você vive em um lugar. Você se relaciona com as pessoas que o cercam. Você ocupa um lugar nesse espaço que você vive. A cada instante você aprende GEOGRAFIA e vive intensamente a GEOGRAFIA. Como? Através das observações pessoais e das conversas com as outras pessoas. Por meio da televisão, do rádio, dos jornais, das revistas, da internet, entre outras formas de estudo. Para estudar GEOGRAFIA é necessário: Ter interesse para a leitura de textos informativos de jornais, livros ou revistas;
Destacar a informação básica, ou seja, a ideia central contida no texto;
Conhecer o significado das palavras a partir das definições do próprio texto e/ou com recurso do dicionário;
Selecionar os dados do texto que interessam aos objetivos propostos;
Observar, analisar e comparar gráficos, mapas, desenhos e fotografias;
Trocar ideias com os colegas e professores;
Concluir sobre a questão em estudo;
Desenvolver o senso crítico e criativo.
Por que é importante estudar Geografia? É importante porque é através dela que conhecemos o espaço geográfico que fazemos parte e entendemos as transformações que são provocadas pela natureza e pelo homem. A palavra Geografia vem do grego geographía que significa “descrição da terra”, por isso é tão importante para nós, porque é através do conhecimento dela que podemos desenvolver nossas atividades no ambiente de forma consciente. O que a Geografia estuda? O objeto de estudo da Geografia é o planeta Terra, os fenômenos naturais que acontecem e a ação do homem em relação a natureza, como ele a usa, como modifica, como a própria natureza modifica também o homem e as formas de viver. Dentro da Geografia existem várias áreas que são divididas de acordo com o tipo de estudo específico. Exemplos delas e o que cada uma estuda são:
Climatologia: climas, temperatura e fenômenos climáticos (seca, furacões, tempestades);
Geografia Física: relevo, rios, vegetação;
Geografia Política: relações políticas, conflitos entre nações;
Geografia Urbana: desenvolvimento das cidades, planejamento urbano;
Geografia Humana: população como o crescimento do número de pessoas, alfabetização, migração, etc.;
Cartografia: elaboração e interpretação de mapas;
Geomorfologia: formas da superfície terrestre;
Geografia Ambiental: estuda as consequências das atitudes humanas no meio ambiente;
Hidrografia: estudo dos mares, rios, lagos, oceanos.
Geografia Social: problemas sociais como a violência, desemprego, falta de habitação;
Geografia Turística: desenvolvimento do turismo mundial e regional.
Para estudar Geografia é muito importante a utilização de recursos visuais, que sejam mais dinâmicos, como os mapas, escalas e legendas. O uso da tecnologia também é indispensável juntamente com os estudos especializados. A geografia não está ligada somente aos nomes dos países, suas capitais, dados populacionais, moeda, religião, etc., mas sim a tudo o que acontece no mundo, por isso ela não pode ser estudada sem o auxílio de outras áreas do conhecimento, ela depende das mais diversas áreas do saber desde a Química, Biologia, Física até a Filosofia.
E já que você entendeu o recado, bora aprender. E seja bem-vindo à GEOGRAFIA.