quinta-feira, 22 de junho de 2023

O Inverno 2023 chegou...

 

Solstício de Inverno: quarta-feira será a noite mais longa do ano

O inverno se inicia no Hemisfério Sul; Minas terá frio e tempo seco.B

Mariana de Brito*

20/06/2023 11:05 - atualizado 20/06/2023 12:47

 

O inverno no Hemisfério Sul do planeta Terra terá seu início nesta quarta-feira (21/6), às 11h57, e se estende até o dia 23 de setembro. O fenômeno do Solstício de Inverno marca o início da estação com a noite mais longa do ano no Brasil. 

No Hemisfério Norte do planeta, iniciará o verão, marcado pelo Solstício de verão. O termo "solstício" é originário do latim e significa "sol parado". Esse termo foi cunhado pelos astrônomos antigos que observaram a trajetória do Sol no céu. Eles perceberam que, a cada dia, a posição do Sol ao meio-dia no céu mudava. A posição ia ficando cada vez mais alta no céu até atingir um ponto máximo e, então, o sol parecia "parar".

Em seguida, a localização começava a diminuir e também "parava" antes de começar a subir novamente. Esses momentos de "parada" correspondem aos solstícios de verão e de inverno, respectivamente.

A chegada do inverno no Brasil e nos demais países do Sul do planeta Terra tem impacto na duração dos dias e das noites. Durante essa estação, as noites costumam ficar mais longas em razão da posição da Terra ao redor do sol, enquanto, no norte, com a chegada do verão, acontece o oposto: as noites são menores e os dias maiores.

Durante o outono e a primavera, chamados equinócios, o dia e a noite possuem durações iguais, de 12 horas cada.  

A posição da Terra também tem impacto na menor incidência de radiação solar, provocando queda na temperatura do ar e valores médios inferiores a 22ºC na parte leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil. A estação também se caracteriza pelas incursões de massas de ar frio vindas do sul do continente.

 Inverno em Minas Gerais

 Durante esse período, em Minas, as chuvas serão menos frequentes e as temperaturas mais baixas. Nesta terça-feira, a capital mineira já registrou 11ºC e sensação térmica negativa de -4,8ºC.

A umidade do ar também ficará baixa, com mínimas de 25% nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Sugestão de respostas – pág. 103

 Capítulo 6 – Sugestão de respostas – pág. 103


1 – a) É denominada “Centro” a área mais dinâmica do continente por essa ser a região mais rica da Europa; além de fornecer serviços exclusivos, tem alto grau de investimento na produção de altas tecnologias, as principais bolsas de valores e as principais cidades.

1 – b) As metrópoles mundiais do continente são Londres e Paris.

1 – c) Os fluxos de investimentos mostrados têm origem na Alemanha e se destinam à Polônia e a Eslovênia, além do fluxo da Inglaterra, que se destina à Irlanda.

2 – A imigração é uma resposta a dois problemas atuais de vários países europeus: a falta de mão de obra para serviços menos qualificados e a queda da taxa de natalidade, que faz com que o crescimento vegetativo de vários países seja negativo. Os imigrantes podem ocupar esses postos de trabalho e fazer com que a população desses países não diminua tanto.

3 – a) A França tem necessidade desse tipo de energia porque é um país muito industrializado e sua produção precisa de energia nos mais diversos setores.

3 – b) Esse tipo de usina gera resíduos nucleares, que são de difícil descarte e altamente tóxicos. As consequências de um descarte malfeito podem perdurar por centenas de anos no meio ambiente. Há também o risco de acidentes e vazamentos de material nuclear, o que faz a França repensar sua matriz energética nos dias de hoje.

4 – a) Os sírios são um dos principais contingentes, por conta da fuga da Guerra Civil da Síria, a qual já ocorre desde 2011.

4 – b) Os africanos vão à Europa em busca de melhores condições de vida e porque fogem de perseguições políticas e religiosas.

4 – c) Os imigrantes passam por situações muito difíceis para atravessar o mar Mediterrâneo e chegar à Europa: as condições das embarcações são péssimas, não há segurança no percurso, muitas embarcações naufragam e os tripulantes tem que tentar nadar até o litoral mais próximo. Há também embarcações que são interceptadas pelas Marinhas dos diversos países e apreendidas. Além disso, faltam comida, água e roupas adequadas, principalmente no inverno.

Sugestão de respostas – pág. 89

 Capítulo 5 – Sugestão de respostas – pág. 89

1 – As três principais unidades do relevo europeu são: Maciços antigos, Planícies centrais e Cordilheiras recentes. Como exemplo dos Maciços antigos, temos os Montes Urais e os Alpes Escandinavos. Já para as Planícies centrais, temos a Planície Germano-Polonesa e a Planície Sarmática, e, por fim, como exemplos das Cordilheiras recentes, temos os Pireneus, os Cárpatos, os Alpes, os Apeninos, os Alpes Dináricos, os Bálcãs e a cadeia do Cáucaso.

2 – O continente europeu está situado no Hemisfério Norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo norte, localizado na Zona Polar. Seus limites são a norte o Oceano Glacial Norte, a sul o mar Mediterrâneo, a oeste o Oceano Pacífico e a leste os Montes Urais, o Cáucaso, o mar Cáspio e o mar Negro.

3 – Os rios e mares europeus são de extrema importância para os países, pois têm variadas utilizações, a saber: a navegação para ao transporte de pessoas e mercadorias, o uso da água para irrigação, a integração entre cidades e portos do continente e a produção de energia hidrelétrica em alguns casos. Como exemplos, temos variados cursos d’água que são relevantes: o Tâmisa, para a Inglaterra; o rio Sena, para a França; o rio Pó para a Itália; o Ruhr para a Alemanha, assim como o rio Reno que marca a fronteira da Alemanha com a Suíça e com a França, atravessando grande parte do continente europeu de sul a norte, ou ainda o rio Danúbio, que atravessa diversos países do continente em direção leste.

4 – A diferença mais notável entre os dois climogramas é a amplitude térmica mais elevada em Moscou (Rússia) e Edimburgo (Escócia). Isso ocorre pelo fator da maritimidade/continentalidade. Edimburgo está mais próxima do oceano, o que deixa seu clima mais úmido e com menores diferenças entre o verão e o inverno, pois a umidade do ar irá preservar o calor por mais tempo, enquanto que Moscou, que está na parte interior do continente, possui menos umidade e perde calor mais rapidamente, fazendo com que suas temperaturas baixem drasticamente no inverno. Além disso, há a influência, no caso de Edimburgo, da corrente marítima do Golfo, que é quente e também proporciona maior umidade à região. 

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Sugestão de respostas – pág. 72

 Capítulo 4 – Sugestão de respostas – pág. 72

1 – O gráfico apresenta os números totais da população mundial no ano 2000 e da população que vivia com escassez de água, e faz uma previsão para o ano de 2050, quando se estima que quase metade da população mundial viverá com escassez crônica de água. (Espera-se que os estudantes que o aumento da população aumenta a demanda de água tanto no meio urbana quanto no meio rural, e que o aumento da produção industrial e agrícola também leva ao aumento do consumo da água).

2 – No Brasil, a água não é distribuída de forma igual em todo o território. A falta de acesso ao recurso pode ser agravada por contaminação das águas, como foi o case de Mariana, e também pela construção de barragens, e pela propriedade privada. A partir desse cenário da falta de água para determinadas parcelas da população cresce o número de disputas.

3 – a) A provável causa é que o aquecimento global seja ocasionado pelo lançamento excessivo de gases de efeito estufa na atmosfera. Os gases de efeito estufa originam-se da queima de combustíveis fósseis (como o carvão, o petróleo e o gás natural), de queimadas, do desmatamento, da decomposição de matéria orgânica e da liberação de CFC na atmosfera.

b) As consequências do aquecimento global são: a elevação do nível dos oceanos, a maior frequência e intensidade de furacões, ondas de calor e enchentes, a extinção de espécies animis e vegetais, entre outras.

c) Calvin contribuiria com o aquecimento global ao utilizar demasiadamente o carro, que, para funcionar, queima combustível fóssil, um dos responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global.

4 – O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que estipula reduções obrigatórias de emissões de gases causadores do efeito estufa.  Pelo acordo, entre 2008 e 2012, os países desenvolvidos cortariam suas emissões em 5,2% em relação aos níveis de 1990, e os demais reduziriam suas emissões depois de 2012. Além disso, o protocolo estabelece um fundo internacional financiado pelos países desenvolvidos para que os países subdesenvolvidos possam lidar com os efeitos das mudanças climáticas, incluindo o chamado crédito de carbono.

5 – Trata-se de uma resposta pessoal. Na charge, um pinguim compra um objeto absolutamente desnecessário para o ambiente em que vive, estimulado pela aparente conveniência das condições de pagamento, o que exemplifica uma atitude consumista. Pode-se refletir sobre a efetiva necessidade daquilo que compramos e sobre as consequências sociais e ambientais do aumento do consumo e do descarte de produtos.

6 – a) A utilização de energia eólica é vantajosa tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico.

       b) Além de serem fontes renováveis e não contribuírem para o aquecimento global, os únicos impactos negativos sentidos se referem a poluição visual e sonora, sendo, portanto, uma alternativa sustentável para geração de energia.

       c) Segundo a notícia, a abertura de novos parques eólicos aumenta a oferta de empregos, já contando com 180 mil postos criados.