sábado, 5 de agosto de 2023

Sugestão de respostas – pág. 132

Capítulo 8 – Sugestão de respostas – pág. 132

1 – Fatores que podem ser citados: altos investimentos na indústria bélica e de bens de produção, em detrimento da produção de bens de consumo, insatisfação popular em relação a centralização de poder do governo da URSS, especialmente no Leste Europeu; atraso tecnológico; corrupção e acumulação de recursos nas mãos dos agentes do Estado.

2 – Esta separação originou-se durante a Guerra Fria, quando Winston Churchill usou a expressão “Cortina de Ferro” para se referir a divisão da Europa em países capitalistas e países socialistas.

3 – A abertura da Hungria e da Tchecoslováquia para a Europa Ocidental.

4 – a) A indústria espacial e armamentista.

      b) Por concentrar os investimentos nessas duas áreas, os serviços públicos e a oferta de bens de consumo essenciais para a população foram prejudicados.

5 – a) A liberdade de expressão.

      b) É uma resposta pessoal.

(O objetivo da atividade é que o aluno discuta sobre a autoridade dos governos socialistas, questionando o alcance da liberdade e da democracia. A partir disso, os demais alunos podem discutir o tema de acordo com sua realidade e entendimento. Nesse sentido, os estudantes podem interpretar a maneira como as manifestações nas ruas são tratadas nos noticiários e comentadas pelos políticos.)

6 – a) Sim, pois os países citados no texto fazem parte da Europa Oriental e, no passado, pertenciam ao bloco socialista. A insatisfação em um país (Hungria) chamou a atenção da população de outros países que passavam por problemas semelhantes.

      b) Não. De acordo com o texto, a URSS utilizava força militar para estabelecer a coesão entre os diferentes países, por meio do Pacto de Varsóvia, por exemplo.

7 – O interesse de Kosovo de se tornar um país independente da Sérvia não se baseia somente no objetivo de estabelecer a soberania política sobre seu território. A população, majoritariamente composta de albaneses muçulmanos, possui uma relação de alteridade, ou seja, se assumem diferentes dos sérvios, que são cristãos ortodoxos.

8 – Atividade interpretação pessoal.

(A proposta dessa atividade é que o aluno sua posição com argumentos. O fato de ter de apontar pontos positivos ou negativos os incentiva a desenvolver a habilidade de ponderar com a subjetividade do assunto, assim como, associarem valores diferentes às interpretações.

9 – a) As medidas para a abertura ao mercado mundial e o estabelecimento da reestruturação econômica (perestroika) e para a transparência da ações do Estado (glasnost).

      b) Com a inserção na economia de mercado, os países do Leste Europeu sofreram como atraso tecnológico e o desemprego, resultante da adaptação da economia planificada para a economia de mercado.

10 – Após a desagregação da Iugoslávia, surgiram Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia e Montenegro. Kosovo, uma província autônoma da Sérvia, declarou sua independência em 2008, porém, ela ainda não foi reconhecida por vários países.

11 – a) Não. Todos os países com IDH elevado são do Leste Europeu.

        b) O país com o melhor IDH é Belarus

        c) A República Tcheca tem uma economia dinâmica e exporta alimentos, bebidas e eletrodomésticos para a União Europeia, o que corresponde a mais da metade de suas exportações; a Estônia tem importante centro industrial e foi o país das ex-repúblicas soviéticas que melhor se integrou ao mercado internacional;  a Polônia recebeu muitos investimentos da Europa Ocidental, e suas economia tem como base as indústrias mecânica e de mineração.

12 – A região do Leste europeu, fazendo a conexão com a parte ocidental do continente, tem importância logística estratégica para os países da Europa Oriental, em especial a Rússia.

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