Capítulo 8 – Sugestão de respostas – pág. 132
1 – Fatores que podem ser citados: altos investimentos na
indústria bélica e de bens de produção, em detrimento da produção de bens de
consumo, insatisfação popular em relação a centralização de poder do governo da
URSS, especialmente no Leste Europeu; atraso tecnológico; corrupção e
acumulação de recursos nas mãos dos agentes do Estado.
2 – Esta separação originou-se durante a Guerra Fria,
quando Winston Churchill usou a expressão “Cortina de Ferro” para se referir a
divisão da Europa em países capitalistas e países socialistas.
3 – A abertura da Hungria e da Tchecoslováquia para a
Europa Ocidental.
4 – a) A indústria espacial e armamentista.
b) Por
concentrar os investimentos nessas duas áreas, os serviços públicos e a oferta
de bens de consumo essenciais para a população foram prejudicados.
5 – a) A liberdade de expressão.
b) É uma resposta pessoal.
(O objetivo da
atividade é que o aluno discuta sobre a autoridade dos governos socialistas,
questionando o alcance da liberdade e da democracia. A partir disso, os demais
alunos podem discutir o tema de acordo com sua realidade e entendimento. Nesse
sentido, os estudantes podem interpretar a maneira como as manifestações nas
ruas são tratadas nos noticiários e comentadas pelos políticos.)
6 – a) Sim, pois os países citados no texto fazem parte
da Europa Oriental e, no passado, pertenciam ao bloco socialista. A
insatisfação em um país (Hungria) chamou a atenção da população de outros
países que passavam por problemas semelhantes.
b) Não. De acordo com o texto, a URSS utilizava
força militar para estabelecer a coesão entre os diferentes países, por meio do
Pacto de Varsóvia, por exemplo.
7 – O interesse de Kosovo de se tornar um país
independente da Sérvia não se baseia somente no objetivo de estabelecer a
soberania política sobre seu território. A população, majoritariamente composta
de albaneses muçulmanos, possui uma relação de alteridade, ou seja, se assumem
diferentes dos sérvios, que são cristãos ortodoxos.
8 – Atividade interpretação pessoal.
(A proposta dessa
atividade é que o aluno sua posição com argumentos. O fato de ter de apontar
pontos positivos ou negativos os incentiva a desenvolver a habilidade de ponderar
com a subjetividade do assunto, assim como, associarem valores diferentes às
interpretações.
9 – a) As medidas para a abertura ao mercado mundial e o
estabelecimento da reestruturação econômica (perestroika) e para a
transparência da ações do Estado (glasnost).
b) Com a inserção
na economia de mercado, os países do Leste Europeu sofreram como atraso
tecnológico e o desemprego, resultante da adaptação da economia planificada
para a economia de mercado.
10 – Após a desagregação da Iugoslávia, surgiram
Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia e Montenegro. Kosovo,
uma província autônoma da Sérvia, declarou sua independência em 2008, porém,
ela ainda não foi reconhecida por vários países.
11 – a) Não. Todos os países com IDH elevado são do Leste
Europeu.
b) O país
com o melhor IDH é Belarus
c) A
República Tcheca tem uma economia dinâmica e exporta alimentos, bebidas e
eletrodomésticos para a União Europeia, o que corresponde a mais da metade de
suas exportações; a Estônia tem importante centro industrial e foi o país das
ex-repúblicas soviéticas que melhor se integrou ao mercado internacional; a Polônia recebeu muitos investimentos da Europa
Ocidental, e suas economia tem como base as indústrias mecânica e de mineração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário