sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Sugestão de respostas – pág. 115

 V

Capítulo 7 – Sugestão de respostas – pág. 115

1 – a) Estabilidade política com respeito aos direitos humanos, estabilidade econômica, ser aceito por todos os membros do grupo.

       b) A principal diferença entre a CEE e a EU é a intensidade da integração que aconteceu com a União Europeia, que acordou a livre circulação de pessoas, serviços e mercadorias, além da adoção do Euro como moeda única.

       C) Alguns desses países são: Albânia, Andorra, Belarus, Liechtenstein, Macedônia, Moldávia, Montenegro, Sérvia, Noruega e Suíça.

2 –          1957 -Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, França, Itália e Alemanha.

                1973 – Reino Unido, Irlanda e Dinamarca.

                1981 – Grécia.

                1986 – Espanha e Portugal.

                1990 – Tratado do Espaço Schengen.

                1995 – Áustria, Finlândia e Suécia.

                2004 – Malta, Chipre, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Hungria, República Tcheca, Eslovênia e Eslováquia.

                2007 – Romênia e Bulgária.

                2013 – Croácia.

3 – a) Uma população com maior numero de idosos precisa destinar mais recursos para o pagamento das aposentadorias; porém, se há mais idosos que jovens e adultos trabalhando, há uma crise previdenciária. Além disso, há uma falta generalizada de mão de obra e uma maior pressão sobre o sistema de saúde.

      b) A crise previdenciária esta associada ao fato de que, a partir de 2050, haverá uma maior parte da população para receber aposentadorias e uma menor parte trabalhando e pagando os impostos para manter o sistema funcionando. Esse problema está relacionado ao crescimento vegetativo negativo, observado na maioria dos países do continente.

4 – Esses grupos têm um discurso político nacionalista E contra a integração da UE.  Geralmente se munem de discursos xenofóbicos para justificar seus preconceitos com os imigrantes, e querem colocar toda a responsabilidade pelas crises na chegada desses imigrantes na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário